Terapia Ocupacional: O que é, Benefícios e Áreas de Atuação

A Terapia Ocupacional é a área da saúde que atua no desenvolvimento de prevenções e tratamentos para pessoas com complicações cognitivas e/ou psicomotoras, de origem genética, acidental ou patológica.

Os pacientes nessas condições procuram terapeutas ocupacionais para recuperar a sua independência e autonomia. Ainda, é comum que o tratamento ajude na recuperação dos movimentos para que a pessoa possa executar atividades cotidianas normalmente.

Aqui vamos te explicar melhor sobre como funciona o trabalho na Terapia Ocupacional, bem como as suas principais indicações e benefícios. Acompanhe o artigo!

 

Quais são os benefícios da terapia ocupacional?

O objetivo principal de um terapeuta ocupacional é oferecer maior liberdade e autonomia para o paciente que já enfrenta diversas dificuldades no dia a dia. Vale lembrar que não conseguir realizar tarefas do cotidiano faz com que as pessoas percam qualidade de vida.

A atuação do profissional da terapia ocupacional é em auxiliar o paciente de modo que ele consiga participação social e tenha o seu sofrimento minimizado. Além disso, um foco muito grande da área é de transmitir para a sociedade a importância da inclusão.

A terapia ocupacional também possui a especialidade da acupuntura, que consiste no uso de agulhas em pontos específicos do corpo, a fim de aliviar e relaxar os músculos. De acordo com o Ministério da Saúde, os atendimentos para esse procedimento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumentaram 429% em cinco anos.

 

Saiba mais sobre a profissão terapeuta ocupacional

É um profissional das áreas de Saúde e Sociais, formado em nível superior. O seu trabalho procura avaliar o paciente para que sejam encontradas alterações nas suas funções motoras ou cognitivas. 

Vale lembrar que para o terapeuta ocupacional, é muito importante estar ciente da faixa etária, formação pessoal e familiar e condição social do paciente para que as atividades sejam coordenadas de forma adequada.

O profissional dessa área entende que a atividade humana é criativa, lúdica, expressiva e produtiva, e isso deve ser valorizado na execução de seu trabalho que busca o desenvolvimento e aprimoramento do estado mental, social e de lazer de alguma pessoa afetada.

 

Onde um profissional da área pode atuar?

Por ser um trabalhador do campo da Saúde e Social, o terapeuta atua em todos os órgãos que se relacionam de alguma forma com essas áreas. Confira abaixo:

  • Hospitais;
  • Consultórios;
  • Comunidades Terapeûticas;
  • Projetos Sociais;
  • Sistemas Prisionais;
  • Instituições de Ensino Superior (IES);
  • Instituições de Ensino Básico e Fundamental;
  • Creches;
  • Companhias;
  • Comunidades Terapêuticas. 

 

Diferença entre terapia ocupacional e fisioterapia

As duas profissões são do mesmo conselho de classe (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), mas ainda são muito diferentes. 

A fisioterapia atua na prevenção e reabilitação de pessoas com problemas do movimento. Desse modo, pode atuar com pessoas com dificuldades motoras, por exemplo.

Por outro lado, a Terapia Ocupacional foca na ocupação humana, na educação e no âmbito social. Existem muitas particularidades nessa área, como o atendimento a pessoas com transtornos mentais.

Vale salientar que as duas áreas podem trabalhar em conjunto dependendo da necessidade, que também é avaliada pelos profissionais. 

 

Principais áreas de atuação da terapia ocupacional

 

Gerontologia

O especialista da terapia ocupacional trabalha para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas mais velhas. 

Nesse estágio da vida, é comum que os idosos apresentem dificuldades neuromotoras. O profissional atua nesse ponto para que a pessoa da terceira idade possa continuar realizando as atividades diárias tranquilamente ou de forma adaptada.

 

Reintegração social

Os terapeutas ocupacionais também trabalham na reestruturação de novas maneiras de viver para pessoas que necessitam ser reintegradas à sociedade. As ações são voltadas para fazer com que jovens e adultos consigam restabelecer as suas vidas pessoais e profissionais.

 

Terapia para pessoas com deficiência

As Pessoas com deficiência são atendidas muitas vezes por profissionais da terapia ocupacional, pois eles atuam no tratamento e adaptação de suas condições para que eles possam, da melhor maneira possível, serem incluídos nas atividades sociais. 

 

Reabilitação de pessoas com transtornos mentais

A Terapia Ocupacional também auxilia os pacientes com complicações psicológicas. O profissional da área busca estabelecer uma rotina confortável para essas pessoas, a fim de que elas consigam estar junto a sociedade.

 

Educação de crianças com deficiência

O período de educação das crianças é bastante delicado e importante. As crianças com deficiência podem necessitar de um cuidado especial no seu processo de aprendizagem e isso pode ser conseguido com o trabalho de um terapeuta ocupacional, pois ele é capaz de desenvolver a adaptação do pequeno para que ele esteja integrado com o ambiente escolar.

 

Escolha uma boa clínica para o tratamento

A Ampiezza Clínicas Integradas possui duas unidades em Brasília-DF, sendo uma em Taguatinga e outra em Águas Claras. 

Os consultórios oferecem diversas especialidades, com os melhores profissionais do mercado. 

Dentre as especialidades, você pode encontrar:

  • Acupuntura;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Psicologia;
  • Pilares;
  • RPG;
  • Terapia Ocupacional;
  • Outros.

 

Para entrar em contato com a Ampiezza, basta clicar neste link.

Gostou do conteúdo? Recomendamos a leitura: "RPG e Pilates: Quais as diferenças e benefícios?".

Estamos no WhatsAppwhatsapp