Terapia Ocupacional: Sua Importância Nessa Época de Pandemia

Pouco se entende a respeito das aplicações da terapia ocupacional, de forma prática, no cotidiano no geral. A verdade é que essa área da medicina é intimamente ligada às atividades que, essencialmente e até de forma automática, realizamos no dia a dia, desde as mais simples até as que podem demandar um pouco mais de trabalho. E, em questões relacionadas a essas atividades, o trabalho da Terapia Ocupacional é importantíssimo, principalmente nesse momento em que estamos vivendo.

Não sabe muito sobre esse assunto e gostaria de entender mais? Preparamos um post sobre esse tema, e você pode acompanhar a leitura logo abaixo.

Conceituando: o que é a Terapia Ocupacional?

A TO é a parte da psicologia que estuda, previne e trata as alterações cognitivas, psico-motoras e perceptivas dos pacientes, que podem ser ou não decorrentes de distúrbios genéticos, traumas ou doenças adquiridas.

Em resumo, o terapeuta ocupacional emprega atividades de lazer e trabalho no tratamento de desajustes emocionais e sociais.

Como o Terapeuta Ocupacional atua?

Na educação

Aqui, o Terapeuta Ocupacional acompanha o desenvolvimento dos alunos com questões psicomotoras de aprendizagem, além de trabalhar a inclusão e interação dos alunos com deficiência nas escolas.

 

Na saúde mental

O papel do terapeuta aqui é promover a inclusão de portadores de distúrbios psíquicos.

 

Na reabilitação funcional

O Terapeuta Ocupacional aqui ajuda no restabelecimento de pessoas que sofreram acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, além de ajudar a prevenir doenças ocupacionais nesse segmento.

 

Na gerontologia

O papel do profissional terapeuta aqui é o de reintegrar socialmente os idosos.

 

Na reintegração social

Auxilia na reabilitação social dos viciados em drogas e indivíduos carentes à sociedade. 

 

Benefícios da Terapia Ocupacional

O principal ponto dessa área da psicologia é oferecer qualidade de vida. O foco principal da Terapia Ocupacional é incentivar o paciente a ter de volta sua independência e autonomia em suas atividades cotidianas; que também leva a um processo de confiança e autoestima que eleva a felicidade e sentimento de realização pessoal do paciente.

A Terapia Ocupacional é uma espécie de diretriz para a saúde mental no que diz respeito ao suporte do retorno das funções motoras do indivíduo, trazendo de volta a satisfação de viver bem e no controle de suas atividades.

 

O Terapeuta Ocupacional na época de pandemia

Em um momento delicado e carregado como o que estamos vivendo, o auxílio em questões competentes à psicologia e à terapia é muito importante. O impacto do profissional terapeuta é muito profundo nas vidas dos pacientes por ele tratados, sendo o suporte em suas atividades diárias, propósitos de vida, e reintegração social, agora de maneira reinventada por conta da distância necessária. 

A adaptação das atividades incluídas nesse processo de terapia diz muito sobre o trabalho essencial desse profissional, principalmente no âmbito do teletrabalho. O papel do terapeuta vai além do estigma de apenas cumprir um protocolo: a humanização presente nele conforta os pacientes que precisam de acalento e segurança nos dias de hoje.

 

Aqui na Ampiezza, a segurança e o cuidado são a nossa prioridade. Clique aqui para acessar a nossa página sobre Terapia Ocupacional, e falar com nossos especialistas. Conte conosco para cuidar da sua saúde.

Estamos no WhatsAppwhatsapp