Mandíbula travando ou maxilar estalando, com dores e ocorrendo com bastante frequência, pode ser DTM, que é uma disfunção nas articulações têmporo-mandibulares (ATM), formada por: ligamentos, menisco e musculatura que conectam o ouvido à mandíbula.
Essa articulação faz parte do sistema mastigatório e é responsável pelos movimentos mandibulares, necessários para as suas funções de falar, mastigar e engolir. No caso de problemas em uma dessas funções, possivelmente trata-se da Dtm. Para saber mais informações sobre esse transtorno de ocorrência bastante comum em uma das partes mais complexas do corpo humano, confira o texto abaixo.
Apesar da incidência bastante frequente (3 em cada 4 pessoas) é uma doença ainda pouco conhecida e que atinge principalmente mulheres. Estas, na maioria dos casos, apresentam ao menos um sintoma (dores na cabeça ou na face) e tem muitas causas diferentes, com diversos fatores relacionados.
Alguns problemas dentais e transtornos emocionais contribuem para que a disfunção mandibular perdure ou se agrave, como:
No exame físico, o paciente geralmente sente dores no momento da palpação da musculatura da mastigação, o médico percebe uma certa dificuldade na abertura total da boca, escutam-se estalos, há movimentação na articulação em alguns movimentos mandibulares, há desvio do mento durante a abertura máxima.
O tratamento precisa ser individualizado por ser de causa multifatorial e de requerer tratamento multiprofissional.
A Ampiezza cuida da sua saúde, tratando e prevenindo doenças como a DTM, marque uma consulta e descubra como se tratar. A sua qualidade de vida e o seu bem-estar são a nossa prioridade!