Fisioterapia Geriátrica

A autonomia recuperada com a ajuda da fisioterapia

O envelhecimento traz algumas mudanças em nossas funções corporais, exigindo um pouco mais de cuidados para funcionar de maneira apropriada. O que faz com que seja necessário utilizar alguns tratamentos para que o paciente não perca autonomia e bem-estar.

A área da fisioterapia que auxilia nesse envelhecimento saudável é a Fisioterapia Geriátrica. Para saber mais informações sobre essa fisioterapia dedicada aos pacientes de idade avançada, confira o texto abaixo.

O que é a Fisioterapia Geriátrica

A Fisioterapia Geriátrica é a especialidade focada no cuidado e no tratamento das pessoas da terceira idade que sofreram desgastes em sua funcionalidade e perderam a sua independência na realização das atividades diárias.

Por meio deste tratamento, o idoso não só garante um envelhecimento saudável, como:
  • Faz a prevenção de doenças
  • Trata lesões ósseas
  • Trata lesões musculares
  • Melhora o equilíbrio
  • Garante uma boa qualidade de vida
  • Recupera as suas capacidades físicas
  • Ganha em satisfação pessoal.

Como funciona o tratamento

Realizado com o auxílio de um profissional de fisioterapia especializado, que vai ensinar e aplicar exercícios e técnicas ao idoso de forma que ele obtenha:
  • Domínio dos movimentos do seu corpo
  • Desenvolva mais equilíbrio físico e mental.

A Fisioterapia Geriátrica pode ser aplicada de três diferentes maneiras:
  • Hidroterapia
  • Mecanoterapia
  • Cinesioterapia.

Todas são igualmente eficazes, respeitando os limites e desejos dos pacientes.

Principais benefícios

Muitos são os benefícios percebidos pelos idosos ao praticarem a fisioterapia geriátrica, a seguir alguns deles:
. Melhoria na qualidade de vida

Com a terceira idade vem o surgimento de impossibilidades para a realização de algumas atividades do dia a dia. Esse fato vai tornar o idoso dependente de alguém, que terá que auxiliá-lo em tarefas até simples. Isso pode afetar o paciente, deixando-o inseguro e com a autoestima baixa.

Com a fisioterapia geriátrica, a pessoa não só retoma os movimentos, mas, também, fortalece os músculos com o auxílio de exercícios e técnicas musculares, que permitem que ela desenvolva independência em sua rotina, recuperando a autoestima e a segurança. Tais fatores contribuem para um aumento da qualidade de vida como um todo.

. Reduz sintomas e previne doenças
Além da perda de funcionalidade, a terceira idade é uma etapa conhecida pela chegada de algumas doenças inesperadas, como:
  • Artrose
  • Incontinência urinária
  • Tendinites
  • Queda da imunidade.

Com o estímulo constante de exercícios apropriados, muitas dessas doenças podem ter seus sintomas reduzidos drasticamente ou ser efetivamente prevenidas, permitindo que o idoso viva com mais saúde e bem-estar.

. Aumenta a capacidade física

Um dos principais objetivos da fisioterapia geriátrica é o fortalecimento e a resistência muscular, além da flexibilidade.

Com o ganho de maior disposição e capacidade física, muitas atividades poderão ser retomadas na terceira idade e realizadas com desenvoltura, como:
  • Caminhadas
  • Natação
  • Yoga, outros tipos de esporte.

. Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora

A fisioterapia geriátrica não só trabalha a parte física do idoso, mas também o equilíbrio corporal e a coordenação motora, que envolvem sistemas neurológicos e sua plasticidade. Esses são exercitados por meio de técnicas apropriadas que envolvam o treinamento do sistema vestibular (labirinto) e o aprimoramento da coordenação motora, fina, geral e específica.

. Melhora a memória

Um dos maiores benefícios é o aumento considerável do volume da memória, que ocorre pela estimulação com exercícios fisioterapêuticos que trabalham ativamente a parte cognitiva, responsável pelo processo mental de juízo, percepção e raciocínio.

A Ampiezza cuida da sua saúde, tratando e prevenindo doenças em idosos com o auxílio da Fisioterapia Geriátrica, marque uma consulta e descubra como se beneficiar. A sua qualidade de vida e o seu bem-estar são a nossa prioridade!

Estamos no WhatsApp