O envelhecimento traz algumas mudanças em nossas funções corporais, exigindo um pouco mais de cuidados para funcionar de maneira apropriada. O que faz com que seja necessário utilizar alguns tratamentos para que o paciente não perca autonomia e bem-estar.
A área da fisioterapia que auxilia nesse envelhecimento saudável é a Fisioterapia Geriátrica. Para saber mais informações sobre essa fisioterapia dedicada aos pacientes de idade avançada, confira o texto abaixo.
A Fisioterapia Geriátrica é a especialidade focada no cuidado e no tratamento das pessoas da terceira idade que sofreram desgastes em sua funcionalidade e perderam a sua independência na realização das atividades diárias.
Todas são igualmente eficazes, respeitando os limites e desejos dos pacientes.
Com a terceira idade vem o surgimento de impossibilidades para a realização de algumas atividades do dia a dia. Esse fato vai tornar o idoso dependente de alguém, que terá que auxiliá-lo em tarefas até simples. Isso pode afetar o paciente, deixando-o inseguro e com a autoestima baixa.
Com a fisioterapia geriátrica, a pessoa não só retoma os movimentos, mas, também, fortalece os músculos com o auxílio de exercícios e técnicas musculares, que permitem que ela desenvolva independência em sua rotina, recuperando a autoestima e a segurança. Tais fatores contribuem para um aumento da qualidade de vida como um todo.
Com o estímulo constante de exercícios apropriados, muitas dessas doenças podem ter seus sintomas reduzidos drasticamente ou ser efetivamente prevenidas, permitindo que o idoso viva com mais saúde e bem-estar.
Um dos principais objetivos da fisioterapia geriátrica é o fortalecimento e a resistência muscular, além da flexibilidade.
A fisioterapia geriátrica não só trabalha a parte física do idoso, mas também o equilíbrio corporal e a coordenação motora, que envolvem sistemas neurológicos e sua plasticidade. Esses são exercitados por meio de técnicas apropriadas que envolvam o treinamento do sistema vestibular (labirinto) e o aprimoramento da coordenação motora, fina, geral e específica.
Um dos maiores benefícios é o aumento considerável do volume da memória, que ocorre pela estimulação com exercícios fisioterapêuticos que trabalham ativamente a parte cognitiva, responsável pelo processo mental de juízo, percepção e raciocínio.
A Ampiezza cuida da sua saúde, tratando e prevenindo doenças em idosos com o auxílio da Fisioterapia Geriátrica, marque uma consulta e descubra como se beneficiar. A sua qualidade de vida e o seu bem-estar são a nossa prioridade!