Fisioterapia Vestibular

Dê adeus aos mal-estares da labirintite e tonturas

A Fisioterapia vestibular também conhecida como reabilitação vestibular, é a reabilitação feita por meio de uma série de exercícios para pacientes que possuem tontura. A área da fisioterapia que auxilia nesse envelhecimento saudável é a Fisioterapia Vestibular. Para saber mais informações sobre essa fisioterapia dedicada aos pacientes de idade avançada, confira o texto abaixo.

​O que é a Reabilitação Vestibular

A Reabilitação Vestibular é o tratamento baseado em um grupo de exercícios (cinesioterapia) ou manobras especiais, suaves e indolores, que tem o objetivo de reduzir os sintomas de tontura e promover a recuperação do equilíbrio corporal.

Este pode ser através de exercícios. Diversas pesquisas internacionais comprovam que a RV é eficaz no controle da tontura e outros sintomas relacionados, como náusea, mal-estar geral e desequilíbrio.

É indicada para pacientes que possuem relatos de:
  • Sensação de flutuação

• Dores de cabeça

• Dores na cervical

• Zumbido

• Dificuldade de ouvir

• Náuseas

• Vômitos

• Oscilação

• Vertigens

• Ilusão de movimento

• Sensação de instabilidade

• Perturbação do equilíbrio corporal

• Tontura em veículos em movimento

• Desconforto em lugares movimentados

• Alteração de equilíbrio

• Histórico de quedas

• Desvio de marcha.

Como é realizado

Para a realização do tratamento da reabilitação vestibular é necessário que o paciente tenha recebido o diagnóstico de exames que avaliam a função vestibular, para que o profissional elabore e aplique o tratamento mais adequado.

O tratamento baseia-se em manobras de reabilitação específicas para a vertigem ou exercícios físicos direcionados e repetitivos, selecionados de acordo com as queixas do paciente e a alteração funcional, os exercícios envolvem movimentos de cabeça, olhos e tronco, e é imprescindível o acompanhamento do profissional neste processo.

Tipos de Tontura

Existem 2 tipos:
  • Rotatória: há relato de que tudo gira ao seu redor

• Não-rotatória, instabilidade postural e desequilíbrio do corpo, podendo levar a eventuais quedas.

Tratamentos

Este pode ser através de exercícios (cinesioterapia) ou manobras especiais, suaves e indolores.

• Cinesioterapia

A cinesioterapia é o conjunto de exercícios fisioterapêuticos que ajudam na reabilitação, fortalecendo e alongando os músculos, otimizando o estado  geral de saúde e prevenindo alterações motoras.

• Reabilitação Labiríntica

Com resultados já desde as primeiras sessões, o tratamento consiste na realização de exercícios focados na redução da tontura e dos problemas visuais, melhora no equilíbrio estático e dinâmico e aumento do nível de atividade física.  Os exercícios dependem do tipo de lesão e dos sintomas.

A reabilitação labiríntica promove a recuperação funcional do equilíbrio, como:
  • Eliminando os sintomas

• Aumentando a qualidade de vida

• Provocando o retorno às atividades diárias

• Reduzindo o medo

• Reduzindo a ansiedade

• Recuperando a autoestima e a autoconfiança.

Tontura não é doença

A tontura e o desequilíbrio são reclamações frequentes, mas ela não é uma doença, mas um sintoma que decorre de desordens labirínticas ou de dificuldades não relacionadas, como:
  • Problemas cardiovasculares

• Problemas neurológicos

• Problemas metabólicos

• Problemas visuais

• Desordens psicológicas.

Grande parte das pessoas que reclamam de tontura, na verdade, apresentam problemas no sistema vestibular.

A Ampiezza cuida da sua saúde, tratando e prevenindo doenças relacionadas ao equilíbrio com o auxílio da Fisioterapia Geriátrica, marque uma consulta e descubra como se beneficiar. A sua qualidade de vida e o seu bem-estar são a nossa prioridade!

Estamos no WhatsAppwhatsapp