Pilates

Controle total e conexão com o seu corpo e mente

 
O que é Pilates

O pilates é uma técnica de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos criados especialmente para a prática, eles visam a ligação entre a mente e o corpo, promovendo a restauração da saúde de pessoas em condições especiais ou que buscam um aumento na qualidade de vida.

 

Chamado antes de "contrologia", o pilates é uma atividade física que busca controlar os músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando o tônus muscular, proporcionando mais flexibilidade ao corpo. Existe a percepção por alguns médicos de que ela seria uma forma de terapia, um exercício individualizado. Se interessou? Então continue a leitura para se informar e buscar a melhor solução para o seu problema!

 

Tipos de Pilates

Existem duas categorias de pilates, o executado no solo e o praticado em aparelhos.

 

Ambos seguem idênticos conceitos e seleção de exercícios, mas possuem  diferenças importantes na forma de execução:
  • Pilates com aparelhos

Nessa modalidade, os exercícios são efetuados nos aparelhos criados por Joseph Pilates, que têm molas e facilitam os movimentos de pessoas que possuem limitações físicas, como o tempo, as dificuldades dos pacientes para fazer movimentos são superadas.

 

  • Pilates solo

Considerado o modo mais difícil, pois se baseia apenas no peso do próprio corpo, pedindo do paciente um controle maior dos seus movimentos e músculos. Pode ser praticada em qualquer lugar, inclusive em estúdios, com o revezamento entre solo e aparelhos.

 

Quem pode fazer Pilates

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa que tiver sido liberada para a prática de atividades físicas pelo médico. Em geral, é executado por pessoas que não poderiam praticar atividades de alto impacto como: dança e musculação, por exemplo. 

 

Por isso mesmo é indicado, sem muitas ressalvas, para pessoas com problemas articulares, lesões após atividade físicas e outros problemas de saúde. e ainda existe a possibilidade de adaptação de exercícios às condições especiais dos pacientes. 

 

Quem não pode fazer Pilates

Para quem já praticava alguma atividade física, em regra, não existe nenhum empecilho para praticar pilates, mas sempre é importante ressaltar a necessidade de uma consulta médica e de haver a liberação para praticar atividades.

 

Grávidas

Para gestantes sedentárias, é comum haver a necessidade de um acompanhamento bem rigoroso durante toda a gestação. Nesta fase, é comum aparecerem diversas categorias de dores pelas mudanças que os corpos passam, principalmente pela mudança do centro de gravidade. 

O pilates é excelente para ajudar na readaptação do corpo à nova situação. Além disso, os aparelhos do pilates permitem proteger a grávida de lesões.

 

Idosos

O pilates é ótimo para trabalhar o equilíbrio e a mobilidade dos idosos, que se torna bem deficiente, ajudando-os  a terem menos quedas, comuns à idade e tornando-os mais produtivos.

 

A leveza do Pilates

Os exercícios de Pilates são famosos pela suavidade, pelo baixíssimo impacto, ao contrário de outras atividades físicas. Por isso é tão indicado para a reabilitação física, além de ser excelente para garantir condicionamento físico ou alternativa fitness para a definição muscular e o emagrecimento.

 

Acessível, o Pilates é indicado a qualquer pessoa porque respeita as capacidades individuais de todas as idades, desde atletas de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Crianças, gestantes e deficientes também pode praticar. Nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas, sim, com consciência, precisão e rigor técnico.

 

A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.

 

O pilates é uma modalidade capaz de oferecer muitos benefícios ao praticante, promovendo maior consciência corporal e aumentando a flexibilidade. Além disso, sua prática pode ajudar a aumentar o prazer durante as relações sexuais.

 

Benefícios do Pilates

O pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular.

 

Com isso, ele traz alguns benefícios como:
  • Melhora da postura
  • Mais prazer na relação sexual
  • Aumento do tônus muscular
  • Maior mobilidade articular
  • Evolução da marcha e corrida
  • Alívio de tensões
  • Foco na respiração
  • Incremento da flexibilidade.

 

Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.

 

A Ampiezza cuida da sua saúde, tratando e prevenindo problemas motores, que podem ser tratados com o auxílio do Pilates, marque uma consulta e descubra como se beneficiar. A sua qualidade de vida e o seu bem-estar são a nossa prioridade!

 

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